O EyeToy foi originalmente concebido pelo Dr. Richard Marks, que teve a ideia de ligar uma webcam a um PlayStation 2 e usá-la para jogar jogos. A ideia de usar câmera em jogos não é nova, dado que já foi utilizada anteriormente em muitos jogos de arcade e em consolas, como a Game Boy Camera, para o Game Boy. Mas com a resolução das câmaras modernas e o poder de processamento da PlayStation 2, houve um novo leque de possibilidades, impossíveis de alcançar com o Game Boy. A ideia foi levada a cabo pelo Estúdio de Londres da S.C.E.E. (Sony Computer Entertainment Europe), que mostrou o novo conceito em 2002 com quatro jogos. A ideia foi um sucesso, e o hardware foi lançado na Europa a julho de 2003 com o primeiro jogo compatível com o EyeToy, denominado EyeToy: Play. O próximo modelo do EyeToy saiu em finais de 2006 com capacidades de Alta definição e suportado pela PlayStation 3, mais uma versão para a PSP.
Jogos concebidos para o EyeToy
- EyeToy: Play (Sony, 2003)
- EyeToy: Groove (Sony, 2003)
- EyeToy: Antigrav (Sony, 2004)
- Sega SuperStars (Sega, 2004)
- U Move Super Sports (Konami, 2004)
- EyeToy: Chat (Sony, 2004) – um sistema de videoconferência para utilizar com o adaptador de rede da PlayStation 2
- EyeToy: Play 2 (Sony, 2004)
- Disney Move (Ubisoft, 2004)
- Nicktoons Movin' (THQ, 2004)
- EyeToy: Monkey Mania (Sony, 2005)
- EyeToy: Kinetic (Sony, 2005)
- EyeToy: Tales (Sony, data de lançamento a anunciar)
- EyeToy: EduKids (Sony, 2005)
- EyeToy: Fight (Sony, data de lançamento a anunciar)
- EyeToy: Play 3 (Sony, 2005)
- EyeToy: Operation Spy (Sony, 2005)
- Eyedentify (Sony, data de lançamento a anunciar) (para a PlayStation 3)
- Clumsy Shumsy (Phoenix Games Ltd., 2005)
- Rhythmic Star (Namco, 2006)
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